Na última terça-feira, a ASSORDHESERJ (Associação dos Diretores de Harmonia das Escolas de Samba do Estado do Rio de Janeiro) realizou o “1º Encontro Estadual e Cultural de Diretores de Harmonia: A Importância do Segmento Harmonia e Suas Funções no Samba” e o Troféu Jandyr Antunes de Harmonia, que homenageou as agremiações dos grupos Especial, Série Ouro e Série Prata.
Durante o encontro, foram realizadas mesas de palestras sobre temas importantes do segmento. Entre os tópicos discutidos, destacou-se a importância da Harmonia na construção de uma escola de samba e a relação entre este e outros setores.
Alguns convidados pontuaram itens importantes que devem ser levados em consideração quando se fala do segmento harmonia.
Maestro Jorge Cardoso (Produtor Musical)
Um deles, o Maestro Jorge Cardoso (Produtor Musical), contribuiu para a discussão sobre a atuação das harmonias em relação ao carro de som e aos intérpretes das agremiações. Destacou a necessidade de um trabalho integrado e alinhado para que o desfile ocorra de maneira tranquila e com qualidade. Ressaltou também, que a harmonia deve estar atenta ao ritmo da bateria e ao tempo do samba, para que o carro de som possa acompanhar sem problemas.
Disse ainda, que o trabalho conjunto entre a harmonia e o intérprete da agremiação devem estar alinhados para que o samba enredo seja cantado de forma clara e com entusiasmo, ajudando-o a encontrar o tom correto e a conduzir as alas para que cantem junto com a escola.
Ressaltou também, que a harmonia deve estar bem ensaiada e preparada para lidar com eventuais imprevistos que possam ocorrer durante o desfile.
Alexandre Bombado (Diretor de Harmonia do GRES Estácio de Sá)
A ASSORDHESERJ é uma entidade que representa os diretores de harmonia das escolas de samba do Estado do Rio de Janeiro. Tem como objetivo promover a união e o fortalecimento da categoria, além de incentivar a profissionalização e a valorização dos diretores de harmonia.
Enfatizando a palavra UNIÃO, ele chamou atenção para a necessidade de que as harmonias trabalhem em conjunto, compartilhando experiências e conhecimentos, para que se possa alcançar um patamar mais elevado de qualidade nos desfiles. Ele enfatizou que a harmonia não deve ser vista como um segmento isolado, mas sim como parte integrante do processo de construção de um desfile de sucesso.
Ressaltou a importância dessa união , afirmando que é preciso deixar de lado as rivalidades e trabalhar em conjunto em prol do fortalecimento do Carnaval. Ele destacou que a harmonia tem um papel fundamental nesse processo, atuando como um elemento agregador entre os segmentos da escola.
Sem dúvida, a fala de Alexandre Bombado durante o encontro reforça a importância da integração e união entre os segmentos e o fortalecimento da harmonia para se obter resultados positivos no Carnaval. Seu posicionamento destaca a harmonia como um elemento central na construção de um desfile de qualidade e na promoção da cooperação entre as escolas de samba.
Nélio Azevedo (Diretor de Harmonia do GRES Arranco do Engenho de Dentro)
Nélio Azevedo é um especialista no segmento de harmonia no Carnaval carioca. Com uma experiência acumulada ao longo dos anos, ele é um profundo conhecedor das técnicas e estratégias necessárias para que uma escola de samba possa apresentar um desfile de sucesso.
Durante sua palestra no 1º Encontro Estadual de Diretores de Harmonia, Nélio abordou a importância dos regulamentos e obrigatoriedades que envolvem a realização de um desfile de Carnaval. Embora possa parecer um tema técnico e de pouca relevância para o grande público, essa abordagem foi fundamental para que os presentes entendessem a complexidade e a exigência deste processo.
Ao enfatizar a importância em conhecer os regulamentos, Nélio mostrou que cada detalhe é relevante e que é preciso estar atento a todas as obrigatoriedades para que a escola possa obter uma boa pontuação e se destacar no desfile. Seus conhecimentos técnicos foram de grande valia para os participantes do evento.
Mulheres na harmonia do carnaval: fortalecendo a presença feminina no segmento
Elizabeth Cunha (Betinha – Presidente do Gres Acadêmicos de Vigário Geral) , Viviane Caetano (Equipe Machine) e Carla Brito (Diretora de Carnaval da Liga RJ)
Apesar da resistência histórica em relação à participação das mulheres no Carnaval, elas vêm mostrando sua força e se consolidando cada vez mais em diferentes segmentos . No 1º Encontro Estadual de Diretores de Harmonia da ASSORDHESERJ, a presença e o protagonismo feminino foram destacados por algumas participantes. Betinha, presidente do Acadêmicos de Vigário Geral, e Viviane Caetano, que faz parte da equipe Machine e enfrenta diversos desafios na avenida, chegou a ser chamada de “marrenta”.
Ambas tiveram suas trajetórias reconhecidas e trouxeram contribuições importantes para a discussão sobre a participação das mulheres no segmento de harmonia.
Betinha
Betinha destacou a importância da presença feminina na liderança das escolas de samba e no comando da harmonia, enfatizando que as mulheres têm muito a contribuir com sua sensibilidade e capacidade de organização, reforçando que “lugar de mulher é onde ela quiser“.
Ela ressaltou que as mulheres estão cada vez mais presentes em diferentes segmentos do Carnaval e que é fundamental que tenham espaços de liderança e poder de decisão.
Viviane Caetano
Viviane Caetano, por sua vez, destacou a necessidade de superar preconceitos e estereótipos de gênero no segmento de harmonia, enfatizando que as mulheres têm um papel fundamental na construção do Carnaval. Segundo ela, é preciso valorizar e reconhecer que elas têm muito a contribuir.
Além disso, segundo ela, cada pessoa tem suas capacidades e deve ser respeitada em sua função, independentemente de seu gênero. Viviane reforçou que está ali para desempenhar seu papel com responsabilidade e competência, e que espera ser reconhecida por suas habilidades.
Carla Brito
Carla Brito é um exemplo inspirador de liderança feminina no Carnaval carioca. Como diretora de carnaval na Liga RJ, ela tem a responsabilidade de coordenar e organizar a realização dos desfiles. É um trabalho de extrema responsabilidade e que exige muito empenho e dedicação.
Um ponto que chamou a atenção nas falas de Carla Brito durante o 1º Encontro Estadual de Diretores de Harmonia foi sua defesa da presença feminina na equipe de trabalho. Segundo ela, é fundamental que as mulheres também estejam presentes nas equipes, pois são competentes e organizadas. Carla ressaltou que, embora tenha enfrentado olhares atravessados e preconceitos por ser mulher, está superando tudo isso e mostrando que é possível construir um ambiente de igualdade no Carnaval.
A atuação de Carla Brito é um exemplo de como as mulheres estão cada vez mais presentes e atuantes no Carnaval . Sua defesa da presença feminina na equipe de trabalho é um passo importante para a construção de um ambiente mais igualitário e respeitoso, que valorize as habilidades e competências de todas as pessoas, independentemente do seu gênero.
Troféu Jandyr Antunes homenageia a excelência da Harmonia no Carnaval do Rio de Janeiro
A cerimônia de entrega dos Troféus Jandyr Antunes foi um momento muito aguardado do 1o Encontro Estadual de Diretores de Harmonia organizado pela Assordheserj. O troféu é uma homenagem a Jandyr de Paula Antunes, que foi um dos fundadores da Associação e o primeiro presidente. Ele teve passagens marcantes por escolas como União da Ilha, Em Cima da Hora, Caprichosos de Pilares, mas largou tudo para se dedicar à Associação e assim consolidar a instituição no cenário do Carnaval.
Durante a entrega dos troféus, os representantes das escolas de samba dos grupos especial, ouro e prata receberam com orgulho e emoção o reconhecimento pela importância do trabalho realizado pelos diretores de harmonia, que tem papel fundamental na organização e sucesso dos desfiles.
Para a Assordheserj, a entrega do Troféu Jandyr Antunes é uma forma de valorizar e incentivar o trabalho desses diretores, que muitas vezes ficam nos bastidores, mas são responsáveis por garantir que tudo funcione bem no desfile. Além disso, é uma maneira de manter viva a memória de um dos maiores nomes do segmento e de mostrar a importância da harmonia para a realização de um desfile de carnaval de qualidade.
FOTOS: Jornal Ritmo Carioca / divulgação