Turnê passou por 10 países com mais de 300 alunas
O professor de samba e coreógrafo George Louzada, uma referência no carnaval carioca, recentemente concluiu sua turnê pela Europa, que ocorreu de 22 de agosto a 29 de setembro de 2024.
Durante um mês e meio, Louzada, como é conhecido no mundo da folia, passou por 10 países como Inglaterra, Espanha, França, Holanda, Portugal, Itália, Irlanda, Suíça e Polônia, levando a arte do samba no pé e a cultura do carnaval .
“Em cada lugar que eu estive, a recepção foi sempre muito calorosa. Em todos os países que passei, encontrei grupos dedicados ao samba, que se esforçam para aprender e praticar essa arte”, comentou.
Além da turnê pelos países europeus, , Louzada também esteve na Argentina. O dançarino também foi convidado a desfilar como destaque no famoso Carnaval de Notting Hill, em Londres, pela London School of Samba (LSS) e atuou como professor de samba no Festival de Estarreja, em Portugal, onde encerrou a turnê no maior festival de samba do norte português.
Louzada em Turnê pela Europa
Ao longo da viagem, foram mais de 20 aulas particulares e 12 workshops realizados, atingindo uma média de 300 alunos. Com essa turnê, George Louzada não apenas promoveu o samba, mas também reafirmou seu compromisso com a cultura afro-brasileira e as questões sociais.
“A arte é um ponto de partida para que possamos discutir temas importantes como racismo e pertencimento”, concluiu.
O coreógrafo também destacou a importância do intercâmbio cultural entre os países: “O samba abre portas e rompe barreiras. É uma forma de conectar pessoas e culturas diferentes.” Para George, o segredo do sucesso é “trabalho e constância”.
Além de seu papel como educador, Louzada também coreografa alas e comissões de frente, consolidando seu nome no cenário do carnaval. Com mais de 20 prêmios na carreira, ele foi recentemente agraciado com o Estandarte do Ouro, um dos maiores reconhecimentos do carnaval carioca.
Com vasta experiência em danças como street dance, danças urbanas e dança afro, fundamentais para sua conexão com a ancestralidade, hoje ele é um pilar na formação de novos talentos do samba, com nomes como Gabi Mendes, atual rainha do Carnaval e Dedê Marinho, rainha de bateria da Unidos de Padre Miguel entre seus ex-alunos.