Espaço Cultural voltado para empreendedores culturais está equipado com estúdio de gravação, espaço multiuso, ateliê de moda de carnaval. Projeto abrigará exposições, workshops e pocket shows com elenco do espetáculo que está há 11 anos em cartaz
A inauguração do Espaço Cultural Ginga Tropical leva para o Centro do Rio, muito mais do que a sede do espetáculo que, há mais de uma década é sucesso. O empreendimento lançado por Rose Oliveira no fim de semana, oferecerá oportunidade para que fazedores de cultura possam explorar suas potencialidades por meio de workshops, exposições e gravações.
Fotos: Anderson Borde
Localizado na Rua da Alfândega, o Ginga Tropical faz parte do projeto Reviver Cultural, idealizado pela prefeitura do Rio, com a proposta de ocupar a região e incentivar o setor imobiliário, comercial e cultural. No evento, que contou com a presença de Josier Villar, presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Carlos Janan, vice-presidente da Funarj, Marcel Balassiano, subsecretário de desenvolvimento econômico, entre outras personalidades, a empreendedora ressaltou a importância da iniciativa.
“Este foi um passo muito ousado, mas que só foi possível por conta deste olhar para nós, fazedores de cultura. Muitas vezes, nosso elenco ensaiou em praça pública, debaixo de chuva ou sob outras adversidades, para realizar um espetáculo que mostra a pluralidade folclórica, rítmica do nosso país. O Espaço Cultural Ginga Tropical é a nossa casa e será a casa de quem luta pela cultura”, disse a empreendedora.
Ao lado de Rose no projeto, Célia Domingues, presidente da Amebras, levará o ateliê de moda de carnaval das artesãs da instituição para o espaço. Nele, moda sustentável, workshops e a proposta de pensar coleções voltadas para o Carnaval, serão desenvolvidos ao logo do ano.
“É muito importante que a gente entenda que o avanço somente virá com as parcerias que construímos ao longo da nossa trajetória. Conheço a Rose há algum tempo e, juntas, nós fomos pensando em como poderíamos atuar. A ideia é que os empreendedores possam utilizar o espaço para mostrar sua arte”, comenta Célia.
Além do incentivo ao empreendedorismo, o Espaço Cultural Ginga Tropical terá eventos periódicos abertos ao público.