“História e Opinião” com Marcelo Sampaio estreia no Jornal Ritmo Carioca

Marcelo Sampaio

Historiando

A partir desta segunda-feira estarei publicando a coluna “História e Opinião” aqui no site do jornal Ritmo Carioca, comandado pela incansável e competente jornalista e comunicadora visual Lia Amorelli.

No ano de 2014, quando este colunista completou 50 anos, em sua festa de aniversário foi lançado num telão o site do Centro Cultural Marcelo Sampaio, que pode ser acessado pelo endereço www.centroculturalms.com.

Localizado na casa onde nasci e moro até hoje em Campos, que é “tombada” como patrimônio arquitetônico, histórico e cultural, já sediou diversos eventos, alguns homenageando importantes nomes do samba com as presenças deles.

Opinando

As duas primeiras escolas que desfilarão no primeiro dia dos desfiles do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro em 2023 levarão para a avenida homenagens a consagrados sambistas. Esperamos que as ditas cujas não fiquem apenas no tom congratulatório.

O Império Serrano, que volta à elite após ter vencido a Série Ouro este ano, desenvolverá o enredo “Lugares de Arlindo” do carnavalesco Alex de Souza com o qual pretende destacar a geografia do samba de Arlindo Cruz.

Já a Acadêmicos do Grande Rio, campeã deste grupo em 2022, vai exaltar o espírito popular de Zeca Pagodinho através do enredo assinado pelos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora cujo título é “Ô Zeca, o pagode onde é que é? Andei descalço, carroça e trem, procurando por Xerém, pra te ver, pra te abraçar, pra beber e batucar!”.

Legenda da foto

O professor, poeta e ator Joilson Bessa num sensível registro da fotógrafa Patrícia Bueno que conseguiu captar toda a sua expressividade dramática se apresentando na segunda edição da “Geleia Geral – Revirando a Tropicália, Semana de 22 – 100 Anos Depois” realizada na Santa Paciência Casa Criativa.

4 thoughts on ““História e Opinião” com Marcelo Sampaio estreia no Jornal Ritmo Carioca

  1. Marcelo Sampaio, mais um passo em sua trajetória cultural. Parabéns! Obrigado pela divulgação da foto feita por Patrícia Bueno, que retratou com maestria um instante dramático da apresentação de “Pneumotórax”, do Manuel Bandeira. Para a terceira edição da Geleia Geral, estou preparando com muito carinho uma pequena dramatização de uma poesia da Cecília Meireles, seguida de “Um dia ainda vou falar desse amor imenso”, poema de minha autoria, escrito recentemente. A gente se vê por lá. Forte abraço, e muito sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *