A Liga Independente Verdadeira Raízes das Escolas de Samba (LIVRES) já deu o pontapé inicial rumo ao Carnaval de 2024. Entre os vários projetos da entidade, está o de fortalecer e aprimorar o desfile oficial, e proporcionar melhor condição para que as escolas possam preparar os seus enredos para o grande espetáculo.
A presidente Raphaela Nascimento anunciou no último dia 14 de janeiro, no lançamento dos sambas-enredos das agremiações do Grupo B, o compromisso da entidade com as agremiações filiadas para que no Carnaval 2024, todas possam ter como enredo o Município de Cachoeiras de Macacu, em parceria com a Prefeitura local.
A iniciativa visa ao fortalecimento do carnaval, uma cultura popular carioca, com objetivo de levar à Passarela do Povão, agora na Rua Ernani Cardoso, um espetáculo competitivo, de cores, luzes, brilhos, alegrias, conhecimentos, cultura e muito samba.
Na ocasião, a presidente da LIVRES agradeceu ao prefeito de Cachoeiras de Macacu, Rafael Miranda, e homenageou algumas personalidades presentes como o presidente da Federação da Indústria Criativa Cultural do Carnaval do Estado do Rio de Janeiro (FICCCERJ), Sérgio Firmino; a idealizadora do Projeto Sustenta Samba, Mariana Pinho; o presidente da Fundação Macatur de Cachoeira de Macacu, Paulo Schiavo; e a assessora do prefeito de Cachoeiras de Macacu, Thabata Matos.