O samba está de luto, e nós da Rede Carioca de Rodas de samba prestamos nossos sentimentos a toda família Diniz, a toda família portelense, à Velha Guarda da Portela e todo sambista que perde com essa partida um dos seus mais importantes baluartes. De batismo Hildemar Diniz, para a MPB, Monarco.
Um senhor de 88 anos e mente privilegiada que pautou sua vida e obra pelo samba, pela generosidade, humildade e sabedoria, sempre garbosamente indumentado com o azul e branco que coloriam seu coração.
Uma voz privilegiada e inconfundível, um compositor que cantava a vida, os amores, a Portela, um cronista da sociedade. Um contador de história nato, coisa de quem vivenciou muitas fases do nosso samba e de memória incomparável.
Tivemos o prazer de estar com ele em alguns dos seus últimos trabalhos, no planejamento, elaboração e lançamento do filme de animação “O senhor do Trem”, onde gravou sua última canção junto à Velha Guarda da Portela, agremiação da qual era presidente de honra. Sua felicidade, disponibilidade e elegância escondiam sua saúde debilitada.
Fica pra nós a responsabilidade de seguir com este legado, mantendo de pé a jaqueira firme e o nome do mestre Monarco sempre vivo entre nós.