O álbum completo já está disponível nas plataformas digitais. Preparação para o Carnaval 2022 segue a todo vapor
Rio de Janeiro, 11 de novembro de 2021 – Será exibido neste sábado, 13, na TV Globo, o quinto e último programa da série Seleção do Samba, com a reapresentação dos 12 sambas oficiais para o Carnaval 2022. O programa – gravado nos estúdios montado na Cidade do Samba – será uma prévia do que o público cantará na Marquês de Sapucaí, quando as 12 Escolas do Grupo Especial desfilarão naquele que promete ser o melhor Carnaval de todos os tempos. Após o Seleção do Samba, o clima continua garantido nas plataformas digitais (Spotify, Deezer, Amazon Music, Apple Music, Tidal, Resso e Youtubee Music) com o álbum completo lançado no último sábado.
Para quem deseja ter a mídia física, haverá uma edição limitada de CDs, que estará disponível na primeira quinzena de dezembro. O público poderá comprar o disco na loja virtual da Universal Music (umusicstore.com).
Ancorado por Luis Roberto, com comentários de Milton Cunha e Teresa Cristina, o projeto, uma parceria da LIESA, com a TV Globo, o programa será exibido logo após o ‘Altas Horas’. A cada semana, três Escolas apresentaram seus três sambas finalistas, e o júri da própria Agremiação teve a missão de escolher o vencedor. Em todos os finais de semana, ao longo da série, o programa esteve entre os tópicos mais comentados no Twitter do Brasil, confirmando a potência do mundo do samba.
“As quadras já estão ensaiando estes sambas com as suas comunidades. Na Cidade do Samba, os barracões das Escolas trabalham intensamente e a Marquês de Sapucaí já está sendo montada para o grande espetáculo. Temos tudo para realizar um grande Carnaval em 2022”, afirma Jorge Perlingeiro, presidente da LIESA.
“Normalmente só se começa a falar de Carnaval em novembro, ou dezembro. Com o programa, colocamos o tema no radar desde setembro. Tivemos sempre muito engajamento nas redes sociais e pudemos dar ainda mais protagonismo à grande festa em todo o Brasil. Podemos dizer que demos um start no Carnaval 2022”, comemora Gabriel David, diretor de Marketing da LIESA.
Ensaios já começaram nas quadras e nas ruas
As atividades de quadra das Escolas do Grupo Especial estão voltando ao normal, seguindo todos os protocolos de saúde vigentes de acordo com o município, com ensaios de canto e evolução para as Alas da Comunidade: Viradouro (às terças, 19h), Imperatriz (às segundas e sextas, 20h), Salgueiro (quintas e sábados, às 20h), Mocidade (quartas e quintas, às 21h), Grande Rio (às terças), Unidos da Tijuca (às quintas), Portela (às segundas e quartas), Beija-Flor de Nilópolis (às quintas), Mangueira (às quintas e sábados), Vila Isabel (às quintas) e São Clemente (às terças, quartas e quintas, às 20h). A Paraíso do Tuiuti realiza ensaios de rua, no Campo de São Cristóvão nas noites de segunda-feira. A Viradouro também dará início aos ensaios de rua a partir do dia 14 e a Beija-Flor no dia 21. Já a Vila Isabel começará no dia 25.
Os 12 sambas que animarão a Avenida em 2022
(Clique nos links e veja as letras completas)
Na voz de Zé Paulo Sierra, intérprete da grande campeã do Carnaval 2020, a Viradouro levará para a Avenida “Não há tristeza que possa suportar tanta alegria!”, dos autores Felipe Filósofo, Fabio Borges, Ademir Ribeiro, Devid Gonçalves, Lucas Marques e Porkinho. “KA RÍBA TI YE – Que Nossos Caminhos se Abram”, da Paraíso do Tuiuti, tem como autores Moacyr Luz, Cláudio Russo, Aníbal, Píer, Júlio Alves e Alessandro Falcão e, como intérpretes, Celsinho Mody e Nino do Milênio. A Beija-Flor de Nilópolis apresentará “Empretecer o pensamento é ouvir a voz da Beija-Flor”, interpretado por Neguinho da Beija-Flor; o samba é assinado por J. Velloso, Léo do Piso, Beto Nega, Júlio Assis, Manolo e Diego Rosa.
A Unidos da Tijuca cantará “Waranã – a reexistência vermelha”, de Anderson Benson, Eduardo Medrado e Kleber Rodrigues, nas vozes de Wantuir e Wictoria Tavares. Já na Portela, Gilsinho interpretará “Igi Osè – Baobá”, dos compositores Wanderley Monteiro, Vinicius Ferreira, Rafael Gigante, Bira, Edmar Jr, Paulo Borges & André do Posto 7. “Fala Majeté! Sete Chaves de Exú”, é o samba da Grande Rio, parceria de Gustavo Clarão, Arlindinho Cruz, Jr. Fragga, Claudio Mattos, Thiago Meiners e Igor Leal, que será interpretada por Evandro Mallandro.
Na Imperatriz Leopoldinense, “Meninos eu vivi… Onde canta o sabiá, Onde cantam Dalva & Lamartine”, de Gabriel Melo, terá como intérpretes Arthur Franco e Bruno Ribas. A Vila Isabel, com o intérprete Tinga, apresentará “Canta, canta, minha gente! A Vila é de Martinho”, da parceria formada por Evandro Bocão, André Diniz, Dudu Nobre, Professor Wladimir, Wanderson Pinguin, Marcelo Valença, Leno Dias e Mauro Speranza. Emerson Dias e Quinho do Salgueiro, intérpretes do Salgueiro, defenderão “Resistência”, dos compositores Demá Chagas, Pedrinho Da Flor, Leonardo Gallo, Zeca Do Cavaco, Joana Rocha, Gladiador e Renato Galante.
A Mangueira, com o intérprete Marquinho Art’Samba, apresentará “Angenor, José & Laurindo”, dos compositores Moacyr Luz, Bruno Souza, Leandro Almeida e Pedro Terra. Leozinho Nunes e Maninho, da São Clemente, interpretarão “Minha vida é uma peça!”, assinado pela parceria formada por Cláudio Filé, James Bernardes, Arlindinho Cruz, Braguinha, Colaço, Marcus Lopes, Caio Tinguinha, Danilo Gustavinho, Kaike Vinícius e Igor Leal. Já a Mocidade Independente, com “Batuque ao Caçador” dos compositores Carlinhos Brown, Diego Nicolau, Richard Valença, Orlando Ambrosio, Gigi da Estiva, Nattan Lopes, J. J. Santos e Cabeça do Ajax, será interpretado por Wander Pires.