No último domingo, 26, a União do Parque Acari deu o pontapé inicial em seus ensaios de rua, no Parque Madureira. A escola se prepara para o Carnaval de 2024 com muita energia e empolgação, afinal, estará pisando no palco principal do carnaval carioca, a tão sonhada Marquês de Sapucaí.
Durante os ensaios, os integrantes se reúnem para afinar a bateria, ajustar coreografias e ensaiar o canto do samba-enredo, que inclusive é um dos pontos de vital importância para o desfile. É através dele que a escola de samba consegue envolver e emocionar o público, transmitindo a mensagem e a energia do enredo. Cada componente, cada integrante da comunidade, é fundamental nesse processo e tem o papel de cantar com paixão e vibração, levando o samba no coração. Para garantir essa harmonia sonora, ensaios intensos são realizados, com foco não apenas no ritmo, mas também na interpretação e na conexão entre todos os componentes. O objetivo é criar uma atmosfera mágica que contagie a todos durante o desfile.
Os ensaios também são uma oportunidade de integração entre os membros da comunidade fortalecendo os laços culturais e promovendo um senso de pertencimento.
A agremiação prepara-se para desfilar na Marquês de Sapucaí com o enredo “Ilê Aiyê – 50 anos de luta e resistência”, uma emocionante homenagem ao primeiro bloco afro do Brasil, que tem sido um símbolo de resistência e empoderamento da cultura negra ao longo dos seus cinquenta anos de história. Com o desenvolvimento do carnavalesco André Tabuquine, a escola está se dedicando intensamente aos preparativos para levar ao público um desfile memorável e impactante, repleto de cores, ritmo e samba no pé, celebrando a ancestralidade e a força da comunidade negra em nosso país.
A União do Parque Acari, representada com as cores amarelo, rosa e branco, terá a honra de abrir os desfiles da Série Ouro da Liga RJ, no dia 9 de fevereiro.
Com uma preparação meticulosa e dedicação incansável, o carnavalesco André Tabuquine e o corpo da escola querem mostrar o que o povo de Acari é capaz de fazer. Sabemos que a ansiedade é grande e que o momento marcará a história da escola no Carnaval.
Fotos: Adriano Cornélio