É preciso cantar em outro idioma para entrar no Top Viral Mundial? Especialista explica

Muita gente acha que para conseguir fazer sucesso mundialmente é necessário, somente, cantar em outros idiomas. Mas, para o especialista em distribuição digital, Jeff Nuno, o que facilita a entrada nas paradas mundiais, na verdade, é “conversar com outros mercados”, disse.

“A gente teve artistas que entraram no viral mundo e eles cantam português. Mas se você quiser ampliar isso, é lógico, uma das alternativas é associar a sua língua portuguesa com outra língua. Assim, você tem possibilidade de conseguir impactar em outros mercados.”

O especialista questiona: “o mercado brasileiro é suficiente para que você impacte no mundo? Será que vai ter tantos ouvintes mensais ou tantas pessoas que consumam streaming mensalmente para conseguir competir com o mundo inteiro? Depende.”

Segundo Jeff, é necessário avaliar a questão cultural e a questão linguística. “Quais são as línguas que mais impactam no mundo? A gente vai ter o mandarim que impacta. O inglês é o predominante, ele é como o dólar. Se você vai pra qualquer país da Europa e você fala inglês, você consegue se comunicar. Então, é uma língua que como o dólar, por causa do domínio que os Estados Unidos têm na questão cultural no mundo, ainda é muito predominante.”

Portanto, para Nuno, cantar em outra língua sozinho pode não fazer com que o artista emplaque em outros países e até no mundo, mas pode ser sim uma estratégia importante.

“É importante que o artista saiba o que se consome fora do eixo Brasil, que consiga despertar interesse de outros mercados, que são muito diferentes do mercado musical brasileiro”, finalizou.

Sobre Jeff Nuno

Jeff Nuno, especialista e pioneiro em negócios no mercado digital no Brasil, graduado em música e MKT, começou sua trajetória no mundo da música em 2011, vendendo shows de bandas de rock e shows de sua própria banda: VIP-A. Na estréia vendeu 170 shows em tempo recorde enquanto, também, produzia e organizava eventos. A banda foi semifinalista do Grammy como “Revelation” e “Melhor Álbum de Rock”.

No ano seguinte, Jeff mergulhou de cabeça no mercado do streaming, que na época estava em seus primórdios. Ao entrar para o time de uma Distribuidora Digital, ele contribuiu para que, no mesmo ano de sua entrada, a empresa crescesse mais de 500% e 400% no segundo ano.

No final de 2018, Jeff passou a gerenciar seus próprios negócios de distribuição digital e expandiu sua área de atuação com escritórios na Espanha, Brasil e Estados Unidos. Atualmente, é uma referência no mercado, dividindo o sucesso com seus clientes que são: artistas, gravadoras e personalidades influentes no mundo digital.

Créditos – Foto ilustrativa: pixabay / Foto: Jeff Nuno (divulgação-arquivo pessoal)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *