Marcelo Sampaio aborda o Carnaval de Campos e a realização do CarnaRio

Marcelo Sampaio

marcelosampaiocarnaval@yahoo.com.br

Historiando

No ano de 2004 este colunista colocou no ar, com visual gráfico do desenvolvedor web Luciano Silva, o site www.carnavaldecampos.com, primeiro e até hoje o único portal carnavalesco do interior do estado do Rio de Janeiro.

Criado tendo como principal objetivo promover a Entrega do Troféu Passarela do Samba aos destaques dos desfiles carnavalescos de Campos é também a maior fonte de divulgação das notícias sobre bois, blocos e escolas de samba campistas.

A premiação citada acima está em destaque na Agenda Fixa do site do Mapa de Cultura do estado do Rio de Janeiro, já o site Carnaval de Campos a partir de 2015 começou a cobrir também os desfiles da Avenida Marquês de Sapucaí em parceria com o jornal impresso Folha da Manhã!

Opinando

Tem sido noticiado que em julho de 2023 serão realizados no Sambódromo carioca desfiles fora de época com blocos de rua da cidade. Intitulado CarnaRio estão previstos para os dias 15 e 16 com doze horas de duração em cada dia.

Lamentavelmente os ditos cujos, deslocados da data oficial do Carnaval no calendário, parecem só ter objetivos comerciais e absolutamente nenhum compromisso com os fundamentos antropológicos, sociológicos, filosóficos e culturais desta importante manifestação de Cultura Popular.

Não bastasse isso os organizadores estão anunciando que desfilarão somente blocos da Zona Sul do Rio de Janeiro, com total ausência de algum de outras áreas do município. Sem falar que nenhum dos já anunciados foi consultado sobre este assunto.

__________________________________________________________________________________________________________

Nesta foto feita pela equipe do Vilson Correia o jornalista, professor, ator e escritor Avelino Ferreira está na noite de lançamento de “Humanos, demasiadamente humanos”, seu mais recente livro. Acontecido no Teatro de Bolso foi um evento, na acepção da palavra, com ele inspiradíssimo no palco encantando uma plateia formada por muita gente de alta expressividade artístico-cultural.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *