12 de outubro é dia de festa no CCBB RJ 

Dia das crianças, aniversário de 214 anos do Banco do Brasil e  de 33 anos do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro têm programação gratuita para todas as idades 

Foto: blog do BB

Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro completa 33 anos em 2022. O CCBB RJ simboliza o início do investimento do Banco do Brasil em cultura, Instituição que faz aniversário de 214 anos no mesmo dia.  

Instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva, o CCBB é marco da revitalização do centro histórico do Rio de Janeiro.  

O Centro Cultural mantém uma programação plural, regular e acessível, nas áreas de artes visuais, cinema, teatro, dança, música e pensamento. O prédio dispõe de 3 teatros, 2 salas de cinema, cerca de 2 mil metros quadrados de espaços expositivos, auditórios, salas multiuso e biblioteca com mais de 200 mil exemplares.   

“O ano de 2022 representa a retomada dos eventos presenciais e a festa com muita arte e diversão se espalha por todos os cantos do prédio do Centro Cultural. A programação do dia 12 de outubro é totalmente gratuita e tem opções para toda a família. As crianças receberão um lanche especial”, declara a gerente geral do CCBB RJ, Sueli Voltarelli.   

OSGEMEOS estreia e ocupa rotunda com Gigante 

A data será marcada pela abertura da exposição OSGEMEOS: nossos segredos, que ocupará todo o primeiro andar com mais de mil itens, além de instalações no térreo e na rotunda do CCBB, onde o público poderá ver as obras Templo e Gigante, instalações pensadas especialmente para o local. É também o último dia para conferir a exposição Playmode, no segundo andar. No quarto andar, Fotógrafos Italianos no florescer da fotografia brasileira, exposição inédita promovida pelo Istituto Italiano di Cultura di Rio de Janeiro e pela Embaixada da Itália, apresenta perfis e fotografias de artistas italianos que, entre a segunda metade do século XIX e as primeiras décadas do século XX, tiveram uma intensa atuação no Brasil. Continua aberto à visitação o Museu BB, com a exposição de longa duração BB e sua história e Oceanofotográfica, mostra de fotografias do acervo itinerante do BB. 

Nos teatros II e III, o Festival Intercâmbio de Linguagens (FIL 2022) traz os espetáculos Pianíssimo, um musical de Tim Rescala, Vitrolinha, com a Palhaça Rubra, Ler é um espetáculo, com Ivan Zigg, e a reapresentação do sucesso Tatá, o travesseiro. Pelos corredores, a exposição Espinho de arraia e Curupira apresenta obras de Roger de Mello. 

Na biblioteca, o Clube de Leitura CCBB 2022 convida para um bate-papo sobre a obra O conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas, com o membro da ABL e premiado escritor de literatura infanto juvenil Godofredo de Oliveira Neto.  

O Programa CCBB Educativo participa da programação com diversos horários de visita mediada à exposição OSGEMEOS: nossos segredos e visitas patrimoniais, contando um pouco da história deste prédio centenário, seu entorno, e sobre o Museu BB. Nas atividades especiais para a data, estão a Hora do Conto e oficina de dança urbana.  

O Espaço Conceito BB conta com as oficinas de arte e tecnologia do Futuro Presente, às 10h, 14h e 16h, e um bate-papo especial, às 18h. 

Mais voltados para o público adulto, o concerto do Música no Museu marca presença com a atração internacional Antique Córdova Ensamble e a peça Ficções, estrelada por Vera Holtz, ocupa o teatro I.  

Cliente BB paga 50% da conta nos serviços 

O Lilia Café e a Confeitaria Colombo oferecem 50% de desconto para clientes Banco do Brasil no pagamento com Ourocard no consumo de produtos alimentícios (estão excluídos souvenires) entre os dias 10 e 16 de outubro. A loja galeria Mão Brasileira, recém-inaugurada no térreo do CCBB, também oferece uma seleção de itens com 50% de desconto para clientes BB. 

SERVIÇO 

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro 

Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro, RJ 

  • Segundas: das 9h às 21h  
  • Terças: fechado  
  • Quartas a sábados: das 9h às 21h 
  • Domingos: das 9h às 20h 

Ingressos dia das crianças 

Entrada gratuita, inclusive teatro infantil e adulto 

Exposições: 

OSGEMEOS e Playmode – agendamento na bilheteria física ou no site do CCBB RJ (bb.com.br/cultura) a partir de 03 de outubro. No dia 12, haverá cota de ingressos disponibilizada apenas na bilheteria física. 

Demais atividades: 

Ingressos emitidos 1h antes de cada evento, apenas na bilheteria física. 

Sujeito à lotação dos espaços. 

Assessoria de imprensa do CCBB RJ: Giselle Sampaio (21) 3808-2346 | gisellesampaio@bb.com.br 

Confira a agenda completa dessa data: 

EXPOSIÇÕES 

Das 9h às 21h 

Térreo e 1º andar 

OSGEMEOS: nossos segredos 

É a segunda vez que a instituição recebe OSGEMEOS: a primeira foi há 12 anos, com Vertigem, exposição individual de estreia da dupla em solo carioca.  A mostra revela o processo artístico d’OSGEMEOS – dupla de artistas formada pelos irmãos Gustavo e Otávio –com objetos pessoais, cadernos, fotos, desenhos e pinturas que datam desde a infância até hoje, incluindo estudos e obras de arte que precedem seus famosos personagens e lançam luz sobre as raízes de seu surgimento. São mais de mil itens, entre pinturas, instalações imersivas e sonoras, esculturas, desenhos, fotografias, cadernos de anotações e uma grande instalação na rotunda do CCBB, composta pelas obras Templo e Gigante. 

Térreo e 2º andar 

Playmode 

Desde muito cedo, os artistas compreenderam o poder de transformação do jogo, integrando-o suas obras com propósitos distintos – evasão da realidade, construção e transformação social, subversão ou crítica dos próprios mecanismos de brincadeira e o jogo propriamente dito. 

A exposição Playmode propõe uma reflexão sobre estes aspectos e sobre o período de ludificação que as sociedades contemporâneas atravessam, reunindo o trabalho de vários artistas que adotam o tema e explorando novos modos de ver, de participar e de transformar o mundo, usando o jogo de forma crítica. 

FIL 2022 – Espinho de arraia e Curupira 

Pelos corredores do Teatro III, acontece a inédita de um dos nomes mais importantes ilustradores da cena e literatura Infantil e Juvenil: o premiado ilustrador de livros infantis Roger Mello (Prêmio Hans Christian Andersen, Jabuti, Academia Brasileira de Letras, entre outros). 

4º andar 

Oceanofotográfica 

Exposição com imagens no universo da oceanografia e do litoral brasileiro. Esta montagem, a partir do acervo do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, apresenta 13 imagens em que são abordados temas como o homem e sua relação com os mares e oceanos, ciência e sociedade unidas por objetivos comuns, tais como o conhecimento e a preservação dos meios aquáticos, revelando ainda como o homem do mar, nos seus hábitos e costumes. 

Fotógrafos Italianos no florescer da fotografia brasileira

 

Por ocasião do bicentenário da Independência brasileira, o Istituto Italiano di Cultura di Rio de Janeiro e a Embaixada da Itália promovem a realização de uma exposição inédita, voltada a divulgar os perfis e as obras de fotógrafos italianos que, entre a segunda metade do século XIX e as primeiras décadas do século XX, tiveram uma intensa atuação no Brasil. Trata-se de um aspecto pouco conhecido da presença italiana no país; de fato, é surpreendente saber que, naquela época, da Amazônia ao Rio Grande do Sul, da Paraíba ao Rio de Janeiro, da Bahia ao Pantanal, esses brilhantes fotógrafos, oriundos da Itália, registravam com maestria técnica e olhar refinado os habitantes, as cidades e a natureza de um Brasil em rápida e intensa transformação.  

O Banco do Brasil e sua história 

Narrando os 214 anos de existência do BB, a exposição de longa duração apresenta, por meio das coleções museológicas e arquivísticas do Museu Banco do Brasil, Arquivo Histórico e Memória CCBB, a contribuição da instituição financeira para o desenvolvimento da sociedade e do país. São sete salas que mostram a linha do tempo de 1808 com a Iconografia de D. João VI, fundador da instituição, passando por curiosidades sobre o funcionalismo e os antigos objetos bancários, finalizando com a atual participação do BB nas áreas social, esportiva e cultural do Brasil. Contemplamos a exibição com mobiliários e ambientação das salas do secretário, do presidente e da biblioteca utilizadas pela Direção-Geral do Banco do Brasil até a transferência da capital do Rio para Brasília, em 1960. 

ARTES CÊNICAS 

Teatro II  

Capacidade: 165 lugares 

11h | FIL 2022 – Tatá, o travesseiro  

Classificação etária – Livre / FIL indica + 2 anos  

Tatá – O travesseiro é uma “história de iniciação” dividida em duas partes: na primeira, conhecemos o personagem, Lipe, sua relação com os pais adotivos e sua amizade com o travesseiro Tatá, o único em quem ele confia para falar sobre seus medos e ansiedades. Na segunda parte, acompanhamos a ação do resgate de Tatá, por meio de uma narrativa mais dinâmica, sombria e intensa; afinal, é preciso que Lipe aprenda a ter coragem para cumprir seu rito de passagem. 

16h30 e 18h30 | FIL 2022 – Pianíssimo, um musical de Tim Rescala  

Classificação etária – Livre / FIL indica + 4 anos  


O musical de Tim Rescala conta a história de Clara, uma menina de nove anos, e um piano encantado. A menina, embora cansada de fazer as atividades escolhidas pela mãe, acaba obrigada a ir às aulas de piano. Quando ganha um piano verdadeiro, o Steinway, ela descobre a mágica que existe na música. A partir daí, Steinway ganha vida, canta e sensibiliza Clara ao contar que seu maior medo é não ser tocado e ficar empoeirado num canto da sala, sendo tratado como um móvel qualquer. Surge, então, uma grande amizade entre Clara e seu piano. 

Teatro III 

Capacidade: 86 lugares 

11h | Vitrolinha  

Classificação etária – Livre / FIL indica +2 anos  

É um espetáculo de improviso da Palhaça Rubra voltado ao público infantil, criado para estimular ainda mais o campo criativo e o imaginário das crianças. Ao som de disquinhos coloridos dos anos 70 e 80, tocados em uma vitrolinha portátil, Rubra cria dramaturgia e conexão afetiva com o público, durante a escuta e apreciação musical. As crianças interagem ao improviso de maneira naturalmente espontânea, apresentando ideias únicas e originais.  

Teatro I 

Capacidade: 172 lugares 

19h30 | Ficções 

Classificação: 14 anos 

A partir da obra Sapiens, uma Breve História da Humanidade, de Yuval Harari, a peça fala da capacidade humana de criar e acreditar em ficções: deuses, dinheiro, nações… O que foi ou não inventado? E apesar dessa habilidade inédita e revolucionária que alçou nossa espécie à condição “donos” do planeta, seguimos inseguros e sem saber para onde ir.  


MÚSICA 

Sala 26 – 4º andar 

Capacidade: 90 lugares 

12h30 | Música no Museu 

Apresentação da atração internacional Antique Córdova Ensamble, coral argentino formado por músicos que começaram sua carreira na Escola de Meninos Cantores de Córdoba (Argentina), regido pelo maestro Arturo Diego Arias.  

CCBB EDUCATIVO 

1º Andar  

13h e 15h | Hora do Conto 

Vamos viver experiências a partir da ficção? As histórias são capazes de nos levar para lugares distantes, para conhecer outras culturas e visões de mundo.  E por que não vivenciar conceitos da exposição OSGEMEOS: nossos segredos através da contação de histórias? Histórias da cultura popular e da literatura universal são apresentadas por educadores, por vezes, acompanhados de instrumentos musicais e bonecos. 

De hora em hora, das 10h às 19h | Obra em foco – OSGEMEOS: nossos segredos 

Que tal experimentar os conteúdos da nova exposição OSGEMEOS Nossos Segredos? Visitantes de todas as idades participam de uma experiência mediada com o educador e outros visitantes, de maneira espontânea na galeria, estimulando a troca, a investigação e a reflexão sobre a exposição.  

Espaço Conceito BB  

12h | Oficina e apresentação Street Dance Connection  

Em diálogo com a exposição OSGEMEOS Nossos Segredos, o CCBB Educativo convida o Street Dance Connection para uma oficina, seguida de uma apresentação. O grupo reúne manifestações de dança urbana e irá propor uma oficina com tendências musicais do Rio de Janeiro, como o hip hop nacional, funk carioca e samba. Em seguida, uma roda de improviso ou Freestyle – ação característica das danças urbanas – será o palco onde os dançarinos e o público mostrarão tudo que sabem na hora, de forma espontânea, divertida e criativa. 

Térreo e 4º andar 

13h, 14h e 15h | (Re)Descobrindo o CCBB 

Podemos conhecer o passado através da arquitetura? Que histórias guardam as paredes de um prédio? Educador e visitantes percorrem o espaço que abriga CCBB para conhecer mais sobre sua arquitetura e sua história. A visita tem duração de 1h e é destinada para público espontâneo.  

IDEIAS 

5º andar – Biblioteca 

16h | Clube de Leitura CCBB 2022 

O encontro de outubro homenageia o escritor Alexandre Dumas, considerado um dos mais prolíficos e populares nomes da literatura francófona, traduzido para mais de 100 idiomas e autor de clássicos de aventura que atravessaram o tempo e que se mantêm como referência do gênero. O convidado do mês é o acadêmico Godofredo de Oliveira Neto, autor de literatura juvenil com mais de 20 títulos publicados e professor de Literatura Brasileira na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O livro escolhido pelo público no Twitter foi O Conde de Monte Cristo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *